domingo, 22 de abril de 2007

O rancho...



Neste momento devem estar vocês a matutar porque carga de água vou eu agora vir para aqui falar de rancho!!! pois eu passo a explicar... Neste domingo fui ver o rancho num pequeno palco em Rossas, é verdade, fui ver rancho, mas fui com o intuito de ver uma a miga a dançar. quando dei por mim vi-me a pensar de como o rancho é importante na nossa tradição, na nossa cultura, se repararmos bem, a maioria dos países abraça com força as suas danças e tradições e inclusive fazem espectáculos de grande importância a nível mundial... depois de me acender esta luz, comecei a ver por outro prisma esta dança a que o português comum chama de estúpida e que é apenas é para serranos, comecei então a apreciar os trajes, as hierarquias dentro de um grupo, e o próprio teatro que se cria ali através de jogos de pés e balanços de corpo (apesar de não apreciar a música). Então porque renega o povo português, muitas vezes as suas origens?! neste caso do rancho? sendo uma dança de carisma nacional, não deveríamos todos aceita-la de braços abertos?! Eu falo isto pelo que vejo os jovens dizer acerca disto... Mas prontos, talvez até esteja para aqui a exagerar, porque a verdade é que vi lá alguma juventude a dançar... bem, não vou dizer mais nada senão começo me já a contradizer todo! lololol

Nenhum comentário:

Postar um comentário